top of page

ESCOLA DO PRECE

               A Escola do PRECE é uma iniciativa do Movimento PRECE em parceria com a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante EEEP Alan Pinho Tabosa. Nesta parceria, a EEEP Alan Pinho Tabosa oferece a expertise de seus estudantes e o seu espaço físico, e o PRECE tem a oportunidade de a partir da metodologia da Aprendizagem Cooperativa e Solidária contribuir para melhoria da qualidade de ensino das crianças ao entorno da escola e da comunidade do Cipó, ambos no município de Pentecoste, Ceará. Seus objetivos incluem promover o desempenho acadêmico com equidade, formar líderes cooperativos e solidários e contribuir para o bem-estar socioemocional de seus alunos e da comunidade.

DE ONDE SURGIU

                  Por volta de 2005, o movimento PRECE já era conhecido por facilitar a entrada de jovens na universidade. Neste ano, alguns facilitadores foram desafiados a trabalharem com a metodologia de aprendizagem cooperativa e solidária com crianças do ensino fundamental do 1º ano ao 9º ano (06 a 15 anos de idade). Esta foi a primeira versão do projeto que teve nome de Estudante Ativo, em meados de 2007 o projeto ganhou um novo nome e foi chamado de Projeto Estudante Cooperativo, e agora mais recente, em 2022 a proposta se renovou com o nome de Escola do Prece, querendo aumentar a experiência do PRECE com crianças do fundamental e iniciar preparativos para estabelecer a escola na cidade do PRECE na comunidade do Cipó.

COMO FUNCIONA A ESCOLA DO PRECE

A Escola do PRECE acontece de segunda à quinta-feira, na EEEP Alan Pinho Tabosa, iniciando suas atividades no horário 18h30 às 20:30 e na Comunidade do Cipó, na Cidade do PRECE acontece aos Sábados, com suas atividades de 08:00 e as 11:00 da manhã.  Atualmente, três coordenadores, que são professores graduados e especialistas na metodologia de Aprendizagem Cooperativa Solidária, manejam e apoiam os facilitadores: alunos da Escola Alan Pinho Tabosa, que atuam como líderes estudantis e solidários, realizando atividades dentro das salas de aula. Esses facilitadores, a princípio, recebem uma formação em liderança estudantil cooperativa e solidária, na qual aprendem sobre liderança e resolução de problemas. Em seguida, aprendem a elaborar um plano de aula com a metodologia de aprendizagem cooperativa e solidária. Com o tempo, eles próprios desenvolvem e aplicam os planos de aula em sala de aula.

Em 2022, foram cerca de 20 facilitadores e 120 crianças que frequentaram  a Escola Alan Pinho Tabosa, além de 30 crianças na Comunidade do Cipó. Neste ano (2023) são esperados os mesmos números de crianças e jovens. Em relação às turmas oferecidas, a escola disponibiliza vagas para alunos do 1º e 2º ano na Turma A, com 15 vagas disponíveis. A Turma B é destinada a alunos do 3º e 4º ano, também com 15 vagas disponíveis. A Turma C tem um número maior de vagas, com 30 disponíveis, sendo destinada a alunos do 5º, 6º e 7º ano. Já as turmas D e E são direcionadas a alunos do 8º e 9º ano, ambas com 30 vagas disponíveis. Já entre os facilitadores, cerca de 40 alunos da Escola Alan Pinho Tabosa já declararam seu interesse em desempenhar as atividades, demonstrando um crescimento no engajamento estudantil do projeto Escola do PRECE.

 

  • Instagram
bottom of page