MOVIMENTO PRECE
Vanklane Almeida. Engenheiro Agrônomo. Precista desde 2005
" Até os dias de hoje faço parte desse movimento que transformou minha vida assim como de muitos jovens que não tinham muitas perspectivas de vencer na vida."
Minha estória com o PRECE
Me chamo Vanklane Almeida, tenho 34 anos, sou Engenheiro Agrônomo. Desde o ano de 2005 conheci o PRECE através da minha irmã. Eu a acompanhava nos estudos nos finais de semana no Cipó, na casa de farinha, atualmente a Casa do Estudante na Cidade do PRECE. Nesse período participei das atividades de ensino nos finais de semana. Até os dias de hoje faço parte desse movimento que transformou minha vida assim como de muitos jovens que não tinham muitas perspectivas de vencer na vida. Sempre ouvia falar desse movimento que colocava estudantes sem condições financeiras favoráveis dentro das universidades e isso foi o diferencial em nossas vidas. Recebíamos um feedback de como era a universidade, do que estava nos esperando e que isso só dependia de nós, com o empenho e dedicação para chegar lá. Pois, assim como nossos amigos tinham conseguido, nós também poderíamos.
Muitas famílias da região e circunvizinhanças hoje são extremamente gratas ao PRECE por poder proporcionar transformação social na vida dessas famílias. Pais de oito filhos com seis filhos graduados, jovens que não tinham perspectivas alguma, hoje são professores de um instituto federal, professores de escolas profissionais, procuradores federais, médicos, engenheiros, e várias outras profissões enfim.
O Prece sempre trabalhou com um público variado, desde crianças a adultos, voltados à educação nas suas esferas. Diversos projetos, ações e mobilizações já foram realizados. Atualmente, o PRECE está também voltado ao desenvolvimento comunitário através da criação de empreendimentos cooperativos, inspirado no modelo de Mondragon. Ressalto que esse movimento ao longo dos anos aperfeiçoou a metodologia da aprendizagem cooperativa com muita maestria e seus ensinamentos estão dentro do nosso dia a dia. Suas ferramentas são de grande utilidade na sociedade e os outros atores no mundo da educação podem aprender com essa metodologia incrível na qual não só coloca estudantes dentro da universidade, mas prepara pessoas para a vida e as transformam!
Tenho muita gratidão a esse movimento pois transformou minha vida e de minha família. Ressalto que, hoje, como pai de família, queria ver a metodologia do PRECE desde cedo com as crianças, preparando elas até chegarem a juventude dentro de uma escola que acompanhasse cada estudante de acordo com suas limitações e dons, enfim a sonhada Escola do PRECE.